Olhar pra onde?


Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva (Lucas 1.46-48).

Para onde costumamos endereçar nosso olhar? Para baixo? Para os lados? Para o alto?

Por vezes andamos tão sobrecarregados com as preocupações do dia a dia que sequer olhamos para os lados. Caminhamos cabisbaixos, presos aos compromissos que nos esperam, que sequer dirijamos o olhar para os lados. 

Na verdade, nós gostamos de olhar para cima, desde criancinhas. Quem é mais alto, quem pula mais alto, quem mora no último andar do edifício mais alto, quem sobe no pico da montanha mais alta e assim vai. Cobiçamos quem tem o cargo mais alto na empresa onde trabalhamos. Enfim, nossos olhos buscam a condição mais vistosa, brilhante, luxuosa. Lutero opinou: “os olhos do mundo e dos seres humanos olham somente para cima e querem erguer-se a todo custo... Cada dia nós constatamos que todos procuram coisas acima deles – honra, poder, riqueza, conhecimentos, bem-estar e tudo o que é grande e superior. Todos se juntam a pessoas desse tipo e gostam de servi-las”

E Deus para onde endereça o seu olhar? Maria, ao ser saudada por sua parenta Isabel como a mãe do seu Senhor, louvou a Deus cantando assim: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva (Lucas 1.46-48). Lutero, ao comentar essas palavras, disse que Deus não olha para o alto porque não há ninguém acima dele. Deus não olha para os lados porque só iria ver ele mesmo. Então Deus olha para baixo e quanto mais no fundo do poço nós estivermos mais longe vai o seu olhar. Segundo Lutero, somente Deus consegue ver as coisas dessa maneira, olhando para baixo para a miséria e desgraça humanas.

O tempo de Advento nos leva a rever este olhar de Deus para o mundo pecador na História do Natal. Lutero disse: “Quando Deus volta o seu rosto para alguém, aí reinam a pura graça e a bem-aventurança”.
Que tal proceder como Maria: ao olhar para o alto e ver Deus na humanação de Jesus. Nele o Pai Celeste contempla a humanidade pecadora com o fim de salvá-la. Isto nos ensinará a olhar para baixo e tomar atitudes de solidariedade para com os que estão no fundo do poço.

Edgar Lemke
Pastor da Comunidade Evangélica Luterana da Cruz, de Porto Alegre – RS.
www.dacruz.org

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo do pastor Edgar. Um abraço a todos, Matias.

    ResponderExcluir